Quando pensamos no processo de imigração para o Brasil, em geral temos a imagem de imigrantes adultos e famílias, raramente olhamos para as crianças que também estavam presentes, pequenos imigrantes com suas próprias inquietações, indagações, curiosidades e esperanças.
A ideia de realizar o projeto “Retratos da Infância” surgiu a partir de uma pesquisa para um livro de história para o Hospital Santa Cruz, fundado em 1939. Pesquisando no acervo do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, notamos como as crianças e a infância estavam presentes nas fotografias, nas mais diversas situações: no trabalho junto com as famílias, na escola, em campanhas de saúde, em passeios e brincadeiras. E, ao mesmo tempo, era preciso um exercício de olhar estas imagens retirando a infância de certa invisibilidade de aparecerem apenas como um detalhe das situações principais e dos retratos de família.
A Narrativa Um elaborou um projeto e ganhou um edital do Proac de Difusão de Acervo Museológico, da Secretaria de Estado da Cultura. Com isso, realizou a pesquisa e editou o livro Retratos da Infância na Imigração japonesa ao Brasil.
Após o lançamento do catálogo, em parceria com o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, realizou uma exposição de mesmo nome que ficou em cartaz ao longo de um ano entre 2018 e 2019, em comemoração aos 40 anos do Museu e como parte das comemorações dos 110 anos da imigração japonesa ao Brasil.
Além de “Retratos da Infância”, a Narrativa Um realizou outros trabalhos relacionados à história imigração japonesa no Brasil. Para o Hospital Santa Cruz, realizou a pesquisa histórica e editou o livro História do Hospital Santa Cruz, em 2016, que teve uma edição em português e outra em japonês. Editou em 2023 o novo Catálogo do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil. Antes desses trabalhos, em 2002, a Narrativa Um coeditou em 2002, com o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, o livro Um médico brasileiro no front. O diário de Massaki Udihara na Segunda Guerra Mundial, livro que foi finalista do Prêmio Jabuti.