O Guia de Visitação do Cemitério Israelita da Vila Mariana, de Roney e Monica Cytrynowicz, apresenta cinco roteiros para visitar e conhecer o mais antigo cemitério judaico da cidade, fundado em 1920 e um dos marcos da fundação da comunidade judaica paulista.
A Narrativa Um já havia editado em 2008 o livro Associação Cemitério Israelita de São Paulo – 85 anos, sobre a trajetória da instituição responsável pela administração dos quatro cemitérios judaicos de São Paulo. E em 2010 realizou, em parceria com o Arquiteto Marcos Cartum, o Memorial do Cemitério Israelita da Vila Mariana.
No Guia de Visitação, os roteiros, com mapas e fotografias, apresentam diversos aspectos da imigração judaica do início do século 20 e da cidade de São Paulo e destacam detalhes da história do próprio cemitério, de suas sepulturas, esculturas, seus símbolos, ornamentos e epitáfios, revelando tradições e curiosidades.
O Guia foi realizado sob o incentivo do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo (Proac), conforme o edital voltado para a “Produção e Publicação de Obras sobre Patrimônio Histórico e Cultural Material e Imaterial”.