Narrativa Um

130 anos de História da Saúde Pública no Brasil

Do Lazareto dos Variolosos ao Instituto de Infectologia Emilio Ribas

Fundado em 1880, ainda no tempo do Império, o Instituto de Infectologia Emilio Ribas – na época Lazareto dos Variolosos – se tornou a principal referência brasileira na área de epidemiologia e vem sendo participante ativo da história de São Paulo e da sua saúde pública, passando pelos tratamentos e pesquisas em relação a difteria, febre tifoide, peste bubônica, febre amarela, gripe espanhola, sarampo, meningite, Aids e muitas outras doenças infecciosas e epidemias. Partindo da história da instituição, este livro conta capítulos decisivos de 130 anos da história da saúde pública em São Paulo e no país.

Com o surgimento dos primeiros casos de Aids no início da década de 1980, por exemplo, o Hospital Emilio Ribas ocupou um papel central no enfrentamento da nova doença, formando profissionais e estabelecendo condutas de trabalho que logo se tornaram referência, lutando também com o desconhecimento, o preconceito e o medo. Até 1986 o Hospital Emilio Ribas atendeu cerca de 90% dos pacientes com diagnóstico de Aids no Estado de São Paulo.

A Narrativa Um realizou diversos projetos de livros e exposições na área da saúde e para hospitais, entre eles a Santa Casa de Itu, o Hospital Albert Einstein, o Hospital Santa Cruz, a Enfermagem do Incor, e também fundações como a Faepa, ligada ao Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, e a Fidi, ligada à Escola Paulista de Medicina (atual Unifesp).

Relacionados / Destaques