Narrativa Um

Documentários de História da Psicologia para o CRP-SP

Realização de vídeos para a Coleção História e Memória

A Narrativa Um realizou cinco documentários para a série História e Memória da Psicologia em São Paulo do Conselho Regional de Psicologia CRP-SP.

Originalmente produzidos em vídeo, os documentários se encontram agora no site do CRP-SP, com uma série de informações históricas e textos sobre cada tema também elaborados pela Narrativa Um. Os filmes são: “Betti Katzenstein – Uma Psicóloga do século XX”, “Uma Questão de Saúde. Trajetória da Psicologia Hospitalar em São Paulo”, “Entre o Direito e a Lei: Uma História da Psicologia Jurídica em São Paulo”, “A Psicologia Social e o Social na Psicologia” e “Percursos da Psicologia Clínica em São Paulo”. Cada vídeo conjuga uma pesquisa histórica e iconográfica sobre o tema com depoimento de alguns profissionais representativos em cada campo da Psicologia.

O primeiro vídeo, sobre Betti Katzenstein (1906-1981), trata de uma das pioneiras da Psicologia em São Paulo, como campo de conhecimento e profissão. Nascida na Alemanha e formada pela Universidade de Hamburgo, a dra. Betti refugiou-se do nazismo e imigrou ao Brasil em 1936 e passou a trabalhar nas primeiras instituições e serviços de Psicologia, entre elas o Laboratório de Psicologia do Instituto de Educação da Universidade de São Paulo, a Cruzada pró-Infância, o Senai, o Idort e chefiou o Serviço de Educação Pré-Primária do Estado de São Paulo. No campo do atendimento a crianças com necessidades especiais, atuou na Apae, Pestalozzi e Lar-Escola São Francisco.

Também no campo da Psicologia e da Psicanálise, a Narrativa Um realizou outros projetos, como a pesquisa histórica e a edição dos livros História do Departamento de Psicanálise do Sedes Sapientiae e Criança-Enfance: Uma Trajetória de Psiquiatria Infantil.

Relacionados / Destaques