Narrativa Um

História da Fipe e de entidades de economistas

Livros para Fipe, Ordem dos Economistas, Cofecon e Corecon-SP

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) foi criada em 1964 como IPE, ligado à FEA-USP para iniciar os cursos de pós-graduação na área de Economia e implantar equipe local de economistas para organizar uma estrutura de pesquisa. Era uma iniciativa na direção de formar um núcleo de economistas, professores, pesquisadores e técnicos que utilizassem as novas teorias e ferramentas consideradas “modernas” no campo da economia, como a econometria e a elaboração de séries quantitativas, oferecendo novas respostas aos projetos de desenvolvimento e às questões de política econômica do País nos anos 1960, quando a própria profissão de economia se consolidava.

Este trabalho teve a coordenação conjunta com Alexandre Macchione Saes e uma equipe de pesquisa composta por Beatriz Machione Saes, Luiz Felipe Bruzzi Curi e Gian Carlo Guimarães Hespanhol.

Além do livro para a Fipe, a Narrativa Um realizou a pesquisa e publicou, em parceria com Flavio A. M. Saes e Alexandre M. Saes, três livros para entidades de economistas: História da Ordem dos Economistas de São Paulo, História do Cofecon e História do Corecon-SP (este em versão digital). E editou também Tradição e Utopia. A História do Centro Acadêmico Visconde de Cairu 1946-2016.

Relacionados / Destaques