Narrativa Um

Ciência e Arte: A Trajetória de Lilly Ebstein Lowenstein

Livro, site e exposições em São Paulo e em Berlim

A pesquisa sobre Lilly Ebstein Lowenstein revelou uma singular trajetória profissional dedicada à ilustração científica e à fotomicrografia no Brasil entre os anos 1920 e 1950, trabalhando na Faculdade de Medicina e Cirurgia (incorporada à Universidade de São Paulo) e no Instituto Biológico.

O trabalho de Lilly era, até este projeto, praticamente desconhecido das instituições onde ela trabalhou por 30 anos. Com a extensa pesquisa em diversos arquivos e pelo universo da ilustração científica e da microfotografia, o resultado permitiu editar um livro, realizar três exposições e criar um site [www.lillyebstein.com.br].

As exposições foram realizadas na Estação de Metrô Clínicas, ao lado da Faculdade de Medicina da USP (em 2013), no Museu da Santa Casa de São Paulo e na Escola Lette Verein, em Berlim (em 2016), onde Lilly estudou, em comemoração aos 150 anos de aniversário de fundação da escola. Levar o trabalho de Lilly de volta para a Alemanha cem anos após ela ter estudado lá foi uma realização que e coroou o projeto de pesquisa da Narrativa Um e a iniciativa generosa da neta Ester Loewenstein. As exposições tiveram o design de Celso Longo e Daniel Trench e o livro teve design de Ricardo Assis e Tainá Nunes Costa, da Negrito.

Relacionados / Destaques