Este livro conta a história da Comunidade Terapêutica Enfance, criada em 1968 na cidade de Diadema, primeira comunidade terapêutica em São Paulo e marco na história da psiquiatria e da psicologia no país, estabelecendo um novo modelo de atendimento e de funcionamento institucional. Os dois principais fundadores foram os psiquiatras Michael Rainer Schwarzchild e Osvaldo Dante Milton Di Loreto.
Este livro é o registro dessa experiência, a partir de depoimentos, de pesquisa documental e de uma pesquisa bibliográfica sobre história da psiquiatria e da psicologia, passando por capítulos como as práticas no Hospital Juqueri, no Hospital do Servidor Público Estadual, a introdução do Psicodrama no Brasil e o Hospital Leo Kanner, em Porto Alegre. Um dos desafios desse livro foi o trabalho de escrever a história de uma experiência que tinha muita densidade e importância, mas muito poucos registros escritos e sistematizados.
O Enfance tornou-se uma escola de formação de profissionais que fundaram e participaram de inúmeras outras experiências públicas e privadas no campo da saúde mental, tornando ideias inovadoras rotina de trabalho em dezenas de instituições. A fundação do Ipso, em 1977, foi um momento político chave na trajetória da instituição, difundindo novas práticas terapêuticas, de saúde preventiva para a sociedade. Em 1994, a comunidade Enfance se torna a Associação Pró-Reintegração Social da Criança e segue o seu trabalho em Sorocaba.
Também no campo da Psicologia e da Psicanálise, a Narrativa Um realizou outros projetos, como documentários para o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo e a pesquisa histórica e a edição do livro História do Departamento de Psicanálise do Sedes Sapientiae.