Narrativa Um

Exposição “Tikun Olam Transformar o Mundo”

História da Sociedade Beneficente Israelita Hospital Albert Einstein

A Narrativa Um realizou em 2019 a curadoria e a pesquisa histórica e iconográfica da exposição “Tikun Olam Transformar o Mundo. História da Sociedade Beneficente Israelita Hospital Albert Einstein”, sobre a trajetória da Sociedade (estabelecida em 1955) e do Hospital Albert Einstein (inaugurado em 1971). O trabalho foi realizado em parceria com a Arquiprom, escritório de projetos de exposições e museus, e a identidade visual foi de Rita Faria e Marina Zilbersztejn.

Um dos principais desafios foi conceber e projetar quatro diferentes módulos temáticos – Tikun Olam, Chinuch-Ensino, Tzedaká & Mitzvá-Justiça Social e Refuá-Saúde – que atendessem aos requisitos de espaço no Hospital e, ao mesmo tempo, criassem ambientes que permitissem segmentar a mostra em quatro módulos de conteúdo histórico. Diante de novas necessidades de espaço do Hospital, um dos módulos foi reprojetado em 2020.

A Narrativa Um já havia realizado a curadoria de três exposições de história no HIAE, entre os anos de 2008 e 2009. Realizou também a pesquisa histórica e a edição do livro História do Voluntariado do Einstein, lançado em 2003, e que teve uma segunda edição ampliada e atualizada em 2011.

Relacionados / Destaques